Questão sobre Cirurgia, Cirurgia do Trauma
Enunciado
Homem de 27 anos, vítima de acidente automobilístico, foi trazido pelo pré-hospitalar hemodinamicamente estável. Identificado na avaliação hospitalar líquido em hemitórax esquerdo no RX e líquido livre em cavidade abdominal associado a trauma renal na tomografia. Após instabilização hemodinâmica do paciente e dispneia franca, optado por conduta cirúrgica. Frente às lesões encontradas no ato operatório o cirurgião pode proceder com qual conduta preconizada ?
Alternativas:
- Hematoma perinéfrico esquerdo com expansão e opta-se pela conduta expectante com "empacotamento" da loja renal com compressas e cirurgia de "damage control".
- Identificado lesão de bexiga grau III intraperitoneal e optado por reparo cirúrgico com fechamento em duas camadas da lesão vesical e colocação de dreno perivesical.
- Identificado lesão grau III de baço com sangramento ativo e optado por tratamento conservador devido à instabilidade hemodinâmica do paciente.
- A drenagem tubular fechada em tórax esquerdo só deve ser realizada no momento que os índices de saturação de oxigênio estiverem abaixo 60%.
- Lesão hepática no ligamento falciforme (grau I) optado por hepatectomia segmentar regrada, a auxílio de bisturi ultrassônico, ecografia peroperatória dos vasos hepáticos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário