Questão sobre Clínica Médica, Endocrinologia, Nefrologia
Enunciado
Homem, 48 anos, com diabete melito em uso de hipoglicemiante oral há 2 anos, vem à emergência com febre (38,2°C) há 2 dias. Relata que utilizou amoxilina 500 mg de 8/8 h logo que iniciou o quadro. Na revisão de sistemas, relata artralgias generalizadas. Creatinina 1,9 mg/dL; potássio 5,0 mEq/L; exame comum de urina com proteína 2+, 50 hemácias/campo e >50 leucócitos/campo, relação proteinúria/creatininúria em amostra de 1,5 g/mg de creatinina.Hemograma com 9.000 leucócitos/mm³ (250 bastonados, 750 eosinófilos e 2.000 linfócitos). Sobre o caso, é correto afirmar que
Alternativas:
- a proteinúria pode ser atribuída ao diabete, o que leva ao diagnóstico de doença renal crônica com piora aguda relacionada ao quadro infeccioso.
- a lesão renal é aguda, provavelmente ocasionada pelo quadro infeccioso, sem relação com a doença de base.
- a causa mais provável para a perda de função renal é nefrite intersticial, sendo que o exame comum de urina e o hemograma corroboram essa hipótese.
- a causa mais provável da perda de função renal é a necrose tubular aguda, ocasionada por quadro de sepse e uso de antibiótico associado à nefrite interstical.
- o quadro de febre, a leucocitúria e as artralgias levam ao diagnóstico de lesão renal secundária à infecção de provável foco urinário.
Nenhum comentário:
Postar um comentário